sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ciência e África

Mais uma descoberta importante para a ciência. Pesquisadores e estudiosos da evolução humana descobrem em país africano pegadas de homem pré-histórico, essas pegadas vem ajudar a esclarecer a evolução da nossa espécie.

O modo de andar deles demonstra que o calcanhar afundava mais na terra, portanto o peso do corpo era distribuido como é hoje, o que indica que eles andavam reto como nós.

Essa nova descoberta tem 1,5 milhão de anos e foi achada no Quênia, um país africano.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia em http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Para as mulheres brasileiras o dia o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Até hoje nós mulheres temos conquistado posições na sociedade que antes seria impossível. Podemos ver mulheres em vários cargos e mais, mulheres que trabalham fora de casa e que quando chegam cansadas encaram mais algumas horas de trabalho e de responsabilidade com a família e sua casa.
Não queremos ser melhores que os homens, queremos ser respeitadas pelo que somos e pelo que representamos para a sociedade.



Mulher - ( Erasmo Carlos – Narinha )

Dizem que a mulher
É o sexo frágil
Mas que mentira
Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas...

Vejam como é forte
A que eu conheço
Sua sapiência
Não tem preço
Satisfaz meu ego
Se fingindo submissa
Mas no fundo
Me enfeitiça...

Quando eu chego em casa
À noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas prá quem deu luz
Não tem mais jeito
Porque um filho
Quer seu peito...

O outro já reclama
A sua mão
E o outro quer o amor
Que ela tiver
Quatro homens
Dependentes e carentes
Da força da mulher...

Mulher! Mulher!
Do barro
De que você foi gerada
Me veio inspiração
Prá decantar você
Nessa canção...

Mulher! Mulher!
Na escola
Em que você foi
Ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte
Mas não chego
Aos seus pés...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA JUVENIL

Pela psicóloga Ângela Branco
“ O desenvolvimento de um cidadão ético não cai do céu. É um esforço diário e não deve ficar a cargo dos outros. Quando a gente ouve histórias de adolescentes brigando, pensamos logo que não existe motivação. Mas ela vem da nossa sociedade que aplaude a violência” Correio Braziliense 15/02/2009

Já o sociólogo Lúcio Castelo Branco vai além. “ É importante trabalhar nos modelos dentro de casa. ......vivemos num modelo em que a criança é educada para se dar bem, mesmo que com um jeitinho” Correio Braziliense 15/02/2009

Aqui vai a opinião de uma mãe e professora viúva que criou seus filhos sozinha contra a influência do mundo e dos dizeres dos tios, tias, avós e primos. Não é fácil mesmo. É muito difícil e desgastante, é preciso ter fibra, é preciso de muita ética, passar valores e demonstra-los no dia- a -dia, lembrando que o exemplo dos pais educam mais do que apenas o discurso, (como diria a minha avó: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura) é não desistir nunca por mais que seja duro, criar limites e discutir sobre eles, não abrir mão do diálogo, de valorizar o filho e as coisas boas dele, corrigir com amor explicando o porquê, participar da vida dele, dos amigos, das brincadeiras, ajuda-los quando sentir que sofrem , novamente dialogar, enfrentar com eles o medo o sofrimento. Fazer dos filhos o melhor amigo, discutir com eles ao nível de seu entendimento sobre suas contas, dívidas, o valor do seu salário e das coisas que ele deseja ganhar. Penso que viver e criar filhos é uma tarefa de muita responsabilidade, por isso cada filho deve ser QUERIDO e de preferência planejado, aliás, o fator econômico tem grande influência na paz e tranqüilidade de uma família. Professora Maria Célia C. Machado 17/02/2009

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

LEITURA PARA MINHA TURMA DE 4ª SÉRIE - Escola Classe 15 de Taguatinga/DF

A África é um continente formado por 53 países onde são faladas mais de 50 línguas e entre elas o português.

Olha que interessante o mapa do continente africano e o mapa do Brasil, a costa leste brasileira e a costa oeste africana parecem que se completam como se fosse um quebra-cabeça, vocês já observaram isso?

Mas não é só geograficamente que se parecem não, temos muitas coisas em comum, hábitos, danças, folclore, comidas, lendas, brincadeiras, adivinhas etc.

Ao longo dos anos, na formação da nossa raça fomos juntando muitos costumes, tradições e hábitos dos escravos vindo do continente africano e com dos índios que já viviam aqui, então surgiu a nossa cultura. É claro que depois disso ainda juntamos outros costumes estrangeiros (dos japoneses, árabes, americanos, franceses) e ainda estamos recebendo influência de outros mais.

A África também recebeu influência e interferência de outros povos, é por causa disso que até hoje existem problemas relacionados com a colonização.

Os colonizadores que não foram poucos (ingleses-espanhois-belgas-italianos-portugueses-franceses-alemães) não respeitaram as culturas locais, as religiões, nem as fronteiras. Entraram impondo novos costumes, criaram uma situação de conflito entre os africanos pois, privilegiaram uns e outros não, o que provocou discórdia e guerra.

Ainda hoje acontecem conflitos sangrentos, uns de origem religiosa e outros por interesse econômico.

Podemos dizer que a África é a MAMA ÁFRICA como diz o compositor Chico César, foi com seus filhos e filhas escravizados que aprendemos a usar os temperos na culinária brasileira, os rítimos musicais, danças e algumas crianças foram amamentadas pelas escravas.

Quem visitar a Bahia verá a grande influência africana nas ruas, nos ornamentos, nas roupas, cores das casas, nos instrumentos musicais, na arte de defesa (a capoeira) , nas histórias folclóricas, enfim na maneira alegre de viver do nosso povo.

Os africanos até hoje mantem o costume de contar histórias para preservar a memória do povo e usam os provérbios para trabalhar valores e limites com os mais jovens, confeccionam máscaras que são usadas nas festas e cerimônias religiosas, elas representam geralmente o espírito de um antepassado.

Bom, para saber mais leiam os livros: Lenda Africana - da Companhia das Letras * Da África e do Brasil - da editora Global * Pedras e Fantasias - da Paulinas editora ou pesquisem em:
www.brasilnaafrica.blogger.com.br , www.amigosdaafrica.org

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

lanche saudável

As aulas irão começar na rede pública do DF no dia 9 de fevereiro e além de preocupar com uniforme e material escolar, é preciso preocupar com a alimentação das crianças.
Cuidado com lanches comprados prontos como: FRITURAS, SALGADINHOS, REFRIGERANTES, CHOCOLATES, BALAS, etc.
Tudo isso tem um gosto muito bom mas, pode ser prejudicial para saúde se for utilizado várias vezes por semana .
Aqui estão umas dicas saudaveis: sanduiche com pão integral, queijo branco, presunto de peru, alface, cenoura ralada e ervas, suco de frutas da época, iogurte feito em casa ou qualhada com pedaços de frutas, biscoitos caseiro, bolo, água fresquinha e frutas a vontade.
O cuidado com esse tipo de lanche é com o manuseio e o condicionamento, devem estar fresquinhos e bem limpinhos.
Agora bom apetite !

domingo, 1 de fevereiro de 2009

saúde/doença

Para quem é curioso e gosta de se informar, a Revista do Correio, aquela revista que vem dentro do jornal Correio Braziliense traz na secão de saúde aos domingos, assuntos diversos, bem interessantes.
São artigos escritos por especialistas (médicos de várias áreas).